Relatório de aula- Imunologia
Imunologia - Prática
2ºano 2ºsemestre
Estudo das
SubPopulações
Linfocitárias
Relatório da Atividade
Experimental
Análises Clínicas e Saúde Pública
Imunologia – Prática / 2ºano 2ºsemestre
Introdução
A Citometria de fluxo, utilizando anticorpos fluorescentes e sondas de fluorescência é considerada uma técnica avançada que permite a análise de múltiplos critérios em simultâneo, como é o caso da identificação de populações celulares específicas. Esta técnica é conseguida através do emprego do princípio da dispersão da luz e da emissão de fluorescência dos flurocromos conjugados a moléculas específicas presentes em reagentes com alta especificidade.
No protocolo laboratorial executado, a citometria de fluxo foi utilizada com vista á identificação de diferentes subpopulações de linfócitos. Para tal, foi usada uma amostra sanguínea de um indivíduo sem anomalias a nível do sangue e para o estudo, recorreu-se a anticorpos monoclonais específicos,
CD19, CD4 e CD3. Estes anticorpos monoclonais estão presentes na membrana celular de certos linfócitos. A ver, CD19 está presente na membrana da linhagem das células B, CD4 e CD3 estão presentes nas membranas dos linfócitos T e conjugados (CD3 E CD4 em conjunto) são encontrados nas membranas dos linfócitos T auxiliares.
Tendo em conta estes conhecimentos introdutórios é possível avançar com a experiência de forma correta e eficaz.
1
Análises Clínicas e Saúde Pública
Imunologia – Prática / 2ºano 2ºsemestre
Objetivos
O objetivo principal da aula em que se inseriu esta atividade experimental foi essencialmente o estudo das subpopulações linfocitárias, utilizando como técnica de investigação a citometria de fluxo e como amostra, sangue colhido em EDTA de uma pessoa normal, sem anomalias sanguíneas.
Amostras, Reagentes e Materiais
Sangue periférico colhido em tudo com EDTA
Anticorpos Monoclonais: CD19, CD4, CD3
Solução