IMPACTO DA CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL NA SAÚDE AMBIENTAL
José Darci Campos Figueredo da Costa
TEMA:
IMPACTO DA CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL NA SAÚDE AMBIENTAL
OBJETIVO:
Demostrar que a Construção Civil oferece um enorme campo para a economia de recursos naturais, e talvez as maiores oportunidades para uso racional da água, criação de espaços sustentáveis com boa infraestrutura urbana e com a aplicação tecnologias ecologicamente apropriadas, podem oferecer uma qualidade superior de saúde ambiental para as populações nas construções urbanas.
ABSTRACT:
Show that the construction industry offers a huge field for the economy of natural resources, and perhaps the greatest opportunities for rational use of water, creating sustainable spaces with good urban infrastructure and application ecologically suitable technologies, can offer a superior quality of environmental health for populations in urban constructions.
INTRODUÇÃO:
Todas as pesquisas, estudos e avaliações quanto à saúde ambiental de nossas cidades chegam à conclusão, de que o grau de deterioração dos ecossistemas da Terra, em grande parte provocado por ações resultantes da ação do Homem, está atingindo níveis que podem colocar em risco a sobrevivência de muitas das espécies vegetais e animais que aqui habitam. Incluindo nós, os seres humanos.
Nesse contexto nenhuma atividade econômica pode prescindir de uma avaliação criteriosa de seus potenciais impactos quanto ao consumo de recursos naturais ou à liberação de poluentes para o meio ambiente, levando em conta todas as etapas de seu ciclo de vida.
Essa preocupação com a eficiência ambiental começa a estender-se, cada vez com maior celeridade, a um dos setores mais tradicionais da atividade humana: a construção civil.
Alguns dados relacionados à construção civil permitem consolidar um quadro nítido da grandeza dos impactos negativos que a atividade pode impor ao meio ambiente:
:: Mais da metade dos recursos naturais extraídos na América Latina são consumidos na