TRABALHOS
A divisão do trabalho se dava a partir do sexo, ou seja, mulheres ficam em casa, cuidam dos filhos e do marido. Já ohomem trabalhava fora de casa e pagava as contas.
A divisão do trabalho se dá a partir da qualificação profissional e menos pelo sexo, até porque ainda existe preconceito acerca de alguns trabalhosexercidos pelos homens que são negados as mulheres, como exemplo, motorista de coletivo. Mas essa visão sexista vem sendo desconstruída atualmente, e as mulheres vem ganhando espaço e destaque no mercadode trabalho, mostrando que sabem tanto quanto os homens. O mercado de trabalho está cada vez mais vorás, e necessita de pessoas qualificadas e especialistas em determinadas áreas.
Com o inicio daRevolução Industrial, na Inglaterra do século XVIII, que se expandiu para o mundo a partir do século XIX, alterando profundamente as relações sociais e econômicas no meio urbano e as condições de vidados trabalhadores. A substituição da manufatura pela maquino fatura provocou um intenso deslocamento rural para a cidade, conhecido êxodo, gerando enormes concentrações populacionais, excesso demão-de-obra e desemprego. Na época as condições de trabalho eram muito precárias. As primeiras máquinas utilizadas na produção fabril eram experimentais, acidentes de trabalho eram comuns. Os operários,desprovidos de equipamento de segurança, sofriam com constantes explosões e mutilações e não recebiam nenhum suporte de assistência médica, nem seguridade social.
É neste contexto, começaram a surgir osprimeiros protestos por mudança nas jornadas de trabalho. Apontada como a primeira lei trabalhista foi estabelecida medidas importantes, mas inadmissíveis hoje em dia: duração máxima da jornada detrabalho infantil em 12 horas, além de proibir o trabalho noturno.
Com as insatisfações dos trabalhadores em ascensão, ganharam força os movimentos socialistas que pregavam igualdade. Conscientes das... [continua]