Globalização
O Mundo atual encontra-se em constantes mudanças, e tais mudanças são realizadas a cada minuto com experiências feitas pelo homem.
Vamos ao entanto tratar neste trabalho de aspectos inerentes a Globalização, desde o seu conceito, origem histórica, os seus impactos na sociedade nas suas áreas e algumas consequências desta para a própria sociedade. Vamos enfatizar também pequenos aspectos relacionados com a Antiglobalização.
Conceito
A Globalização é um dos processos de aprofundamentos da integração económica, social, cultural, politica que teria sido impulsionada pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo, no final do século XX e início do século XXI. É um fenómeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados. O processo de globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interligam o mundo, levando em consideração a aspectos económicos, sociais, culturais e políticos.
Com isso, gerando uma fase da expansão capitalista onde é possível realizar transações financeiras, expandir seus negócios até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtêm-se como consequência o aumento acirrado da concorrência.
A globalização caracteriza-se por um processo de integração global que induz ao crescimento da interdependência entre as nações, objetivando um claro entendimento quanto aos princípios deste processo.
História
A globalização é um fenómeno capitalista e complexo que começou na era dos descobrimentos e que se desenvolveu a partir da revolução industrial. Mas o seu conteúdo passou despercebido por muito tempo, e hoje muitos economistas analisaram a globalização como resultado