Design Passivo
julho de 2013
Arquitetura sustentável
Lis Viana Pereira Lima - lisvpl@hotmail.com
Máster em Arquitetura
Instituto de Pós –Graduação e Graduação- IPOG
Belém/Setembro/2012
Resumo
Este artigo tem como objetivo demonstrar soluções, alternativas, ideias e modelos de aplicação do processo de sustentabilidade na arquitetura e na construção civil, mostrando que pode unir tecnologia com a natureza e o ecologicamente correto com a beleza, minimizando assim os impactos ambientais. A pesquisa realizada, ira frisar a importância do planejamento e da especificação de materiais ecologicamente corretos no projeto arquitetônico, ressaltando a importância da sustentabilidade e da consciência ecológica no consumidor, no profissional e nos fornecedores. Para essa pesquisa foi adotado a modalidade bibliográfica. O resultado, firma que projetar e construir sem agredir o meio ambiente é viável, oferece retorno financeiro e principalmente é uma forma de contribuir para a proteção ao planeta e ao bem estar social.
Palavras-chave: Sustentabilidade, alternativas, construção civil e natureza.
1. Introdução
O ser humano vem explorando e devastando os territórios há anos sem se preocupar com o meio ambiente e com o impacto ambiental que tais intervenções ocasionaram.
O crescimento das cidades e o aumento populacional são os responsáveis pelo consumo de materiais e recursos não renováveis como água e energia, ocasionado grande impacto negativo ao meio ambiente. No atual contexto parte desses impactos ocorre devido à construção civil, que consome de 15% a 50% dos recursos naturais se tornando uma das atividades menos sustentável do mundo (SJÖSTRÖM, 1992). Por isso, engenheiros e arquitetos necessitam de novas diretrizes e quebra de paradigmas para projetar de forma sustentável e desenvolver na construção civil soluções para reduzir os problemas ambientais, sem abdicar de bons projetos, de matérias ecologicamente de boa qualidade,