Immanuel Kant e John Stuart Mill
2. Kant (Teoria Intencionalista)
2.1. Biografia do autor
Immanuel Kant, nasceu e morreu em Königsberg, Prússia, Alemanha, nasceu a 22 de Abril de 1724 e morreu a 12 de Fevereiro de 1804. Foi filósofo alemão e fundador da filosofia critica. Ele demonstrou grande interesse pelos ideais da independência americana e depois pelos ideais da Revolução francesa. Existem histórias que dizem que a população de Königsberg acertava os relógios por ele, pois ele passava pelas suas janelas nos seus passeios diários, sempre às 16 horas e 30 minutos. Morreu aos 80 anos.
2.2. Desenvolvimento
2.2.1. Explicação da teoria intencionalista
Centra-se nas intenções e no dever, considera que uma acção só é moralmente correta se as intenções daquele que realizou a acção estiverem de acordo com o código moral, ou seja, segundo Kant uma ação só é moralmente correta se as intenções de quem a realiza forem pensadas sem segundos objectivos. Por exemplo quando alguém ajuda uma idosa a atravessar a estrada, se a intenção de quem a ajuda é apenas ajudar fazendo um acto de bondade é moralmente correto, mas se a intenção de ajudar a idosa tiver como objetivo lucrar algo com isso é moralmente errado.
2.2.2. Exemplos da teoria intencionalista
2.2.3. Objeções
3. John Stuart Mill (Teoria Utilitarista)
3.1. Biografia do autor
John Stuart Mill nasceu a 20 de Maio de 1806 em Londres, filho de um filósofo escocês que lhe deu uma educação muito rigorosa em casa, ensinando-lhe a teoria utilitarista. Aos 3 anos já sabia um Inglês correto e foi-lhe ensinado o alfabeto grego e aos 8 anos já tinha lido muitos livros de história e filosofia. Aos 18 considerava-se como “máquina lógica” e aos 21 sofre de depressão, levando anos a recuperar. Depois de acabar de estudar economia começa a trabalhar, onde se apaixonou por uma mulher casada, 20 anos mais tarde o marido dessa mulher morre e eles casam-se mas 7 anos mais tarde ela morre. John Stuart Mill passa a defender os direitos da mulher e do