Ética Deontológica e Ética Teleológica
RESUMO
O presente artigo tem por escopo estudar a ética, principalmente no que diz respeito às suas perspectivas deontológica e teleológica. De início, trata-se a ética em seu contexto mais genérico, como ramo da filosofia moral, preocupada com a conduta humana e no que a caracteriza como boa ou ruim. A seguir é apresentada a ética deontológica, cuja atenção se volta para o dever-ser, ou seja, a conduta humana moral baseada no imperativo categórico; conceito este estabelecido por Immanuel Kant, principal teórico desta vertente da ética. Logo depois, a atenção se volta para a ética teleológica; esta é apresentada como contraponto à primeira teoria supracitada, e busca orientar a conduta humana moral como aquela capaz de gerar um maior bem-estar para o maior número de pessoas possível, obedecendo ao “princípio da maior felicidade”, defendido pelos utilitaristas britânicos Jeremy Bentham e John Stuart Mill. Por fim, é realizado um cotejo entre os dois panoramas: a ética deontológica se preocupa com a forma da conduta humana, conferindo à ação um valor intrínseco, pois independe da experiência; enquanto a ética teleológica se foca nas consequências da ação, o seu resultado empírico vai definir se ela foi boa ou não, isto é, o seu valor é extrínseco.
Palavras-chave: ética, deontologia, teleologia, Immanuel Kant, Jeremy Bentham, John Stuart Mill.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 5
1. Ética 7
2. Ética Deontológica 9
3. Ética Teleológica 12
4. Cotejo entre a Ética Deontológica e a Teleológica 14
CONCLUSÃO 15
REFERÊNCIAS 16
INTRODUÇÃO
O trabalho trata a respeito da ética, ramo da filosofia moral, que cuida da conduta humana e de sua caracterização como boa ou ruim. A ética, como um campo de estudo e conhecimento, admite a sua compreensão tanto por um viés deontológico como teleológico.
A ética deontológica valoriza a forma da conduta humana, ela é boa ou ruim em si mesma, o seu juízo é feito pelo sujeito de maneira subjetiva,