Imigração Italiana
Aurora: Nona
Pegoreti: Filho de Elizeu e aurora.
Luca: Neto.
Valentina: Mulher de pegoreti
Narrador: Foram vários os motivos que fizeram os italianos saírem de seu país de origem para vir ao Brasil, um dos principais motivos foi a unificação da Itália, que era dividida em feudos, e junto a esse motivo, houve uma praga na viticultura que acabou causando uma crise na Itália. Juntar a família e tentar ter um futuro melhor na América foi uma forma que acharam para tentar começar uma vida nova. Além disso, com as leis abolicionistas, acabou resultando em uma crise de mão de obra no Brasil, e para compensar o problema que essa lei causou na economia do Brasil, os brasileiros começaram a fazer propagandas pela Europa, para os europeus virem ao Brasil começarem uma nova vida, daí surgiu a expressão “Fazer a América”, onde os imigrantes saiam de seu país para virem a chamada “nova terra”, ou também conhecida América, mas como algumas propagandas, elas mentiam, e quando os Italianos chegavam ao seu destino acabavam tendo uma surpresa.
Todos: Mérica! Mérica! Mérica!
Elizeu: Sacramenta! Onde que tá nossa casa, e nossa fazenda pra trabalhar?
Pegoreti: Papa! Acho que enganaro nós! Mentiro pra gente!
Aurora: Mas óstia, o que é que ta acontecendo aqui?
Luca: Parece que enganaro a gente nona!
Pegoreti: Pela propaganda feita na Itália, achei que iríamos chegar aqui e ter pelo menos uma terra limpa, para podermos começar a cultivar nossos alimentos. Esse não pode ser o lugar, acho que nos perdemos.
Elizeu: Mas tu também Né pegoreti! Não faz nada certo, foi enganado por aqueles pilantras que foram na nossa casa fazer propaganda da nova terra, mas tu não sabes que nada é assim tão fácil?
Valentina: Mas senhor Elizeu! Seu filho não tem culpa de não ter nada aqui nessa terra.
Luca: Papa! Onde vamos dormir?
Pegoreti: Basta! Esperem! Deixem-me pensar... Já sei! Que tal a gente ir pra trás daqueles moro? É parecido com onde a gente morava.
Elizeu: Tu és