Imigração Italiana para o Brasil - Releitura Artigo
Centro Sócio Econômico
Departamento de Economia e Relações Internacionais
João Barbosa Pina Pereira
Imigração Italiana: Impactos na sociedade brasileira
Florianópolis
17/04/2014
João Barbosa Pina Pereira
Imigração Italiana: Impactos na sociedade brasileira
Esse trabalho busca mostrar ao leitor a importância do imigrante italiano nas recém formadas comunidades brasileiras. Como o choque de culturas e a miscigenação contribuiu para uma identidade brasileira com traços italianos nas regiões de maior influência sobre os mesmos.
Florianópolis
17/04/2014
FICHAMENTO DO TEXTO http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01881997000200003&lng=pt&nrm=iso O artigo busca ilustrar a chegada e o cotidiano dos imigrantes italianos no Brasil, com foco no Espírito Santo, e de que forma essa imigração acrescentou a comunidade brasileira já existente. Como os costumes, tradições, modelos de família eram desejados pelo governo brasileiro para servir de exemplo aos nativos como modelo a de progresso e liderança a ser seguido. A principal motivação foi devido a necessidade de substituição da mão de obra escrava pela mão de obra assalariada. Houve também uma evidente motivação de branqueamento da população além de propor um viés de povo obediente as leis, trabalhador e católico devido à sua bagagem cultural maior.
“As diversas formas de sociabilidade que constituíam o cotidiano dos imigrantes - o trabalho, a religião, o lazer, etc. - estavam estruturadas a partir da vida familiar, que foi o núcleo desencadeador das motivações necessárias ao enfrentamento das adversidades das condições físicas e sociais da região e para o mantenimento da coesão dos grupos numa vivência comunitária.” Esse trecho ilustra muito bem a realidade dos italianos recém chegados, uma massa coesa de cidadãos comprometidos com o progresso estruturado pela vida familiar, sendo esta patriarcal, e