Ciências Politicas
01 – Entreviste pelo menos 06 pessoas, indagando o que entendem por maquiavelismo e peça que exemplifiquem esse tipo de comportamento. De posse das entrevistas, organize o material em função do tipo de resposta obtida, distinguindo as que se referem a comportamentos de políticos e as que dizem respeito a comportamentos do universo das relações privadas.
Entrevistado 01 – “Eu lembro que ele foi o autor de O Príncipe. Um dos seus pensamentos era de que toda pessoa que estivesse no comando deveria ter conhecimento de tudo o que é relacionado com seus inimigos para manter-se um passo a frente. Para ele o detentor do poder era pra ser temido, pois dizia que era melhor ser temido do que ser amado.” / S.B, 21 anos, Estudante / Esfera Política.
Entrevistado 02 – “Maquiavelismo é aquela pessoa maldosa, calculista, que planeja muito antes de agir.” / J.F.B.S, 33 anos, Funcionário Público / Esfera Privada.
Entrevistado 03 – “Sou levado a entender o maquiavelismo como uma filosofia que é fundamentada pelo mal, sendo aplicada de diversas formas, como se fosse o oposto do cristianismo, uma doutrina que tem como foco o poder não importando de que forma consiga.” / J.D.M.V, 28 anos, Funcionário Público / Esfera Privada.
Entrevistado 04 – “No meu entendimento é uma forma de governar sem levar em consideração aos meios, somente os fins.” / J.C.C.N, 31 anos, Funcionário Público / Esfera Privada.
Entrevistado 05 – “É uma forma errônea de interpretar as ideias sobre o que Maquiavel escreveu. No popular entendemos que seria aquela pessoa dissimulada, sem escrúpulos, que só pensa em si e age de maneira tendenciosa afim de sempre obter vantagens próprias.” F.A.C.S, 21 anos, Estudante / Esfera Privada.
Entrevista 06 – O que eu entendo por maquiavelismo são pessoas que procura se manter no poder ou que age de forma pragmática não se importando com os meios desde que seus objetivos possa ser alcançado. Acho que maquiavelismo é a falta de capacidade agregada a incompetência.