Imigração Italiana no Brasil
CENTRO DE EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA CULTURAL
PROFESSORA: NEIDA MORALES
IMIGRAÇÃO ITALIANA:
INFLUÊNCIAS E TRANSFORMAÇÕES GERADAS A PARTIR DESTE MOVIMENTO
Introdução
O presente trabalho tem como foco central as influências geradas pela imigração italiana no território brasileiro, além das transformações recorrentes ao modo de vida da população que aqui se instalou e da população que aqui estava. Além disso, foi também abordado o contexto social no qual os imigrantes estavam vivendo antes de vim para o Brasil em busca de uma vida melhor, suas mudanças e esperança quando chegaram aqui. Alem de abordar também os destinos e as transformações culturais recorrentes deste movimento.
MOTIVOS DA SAIDA DA ITÁLIA E A CHEGADA AO BRASIL
A Itália passava por uma crise de emprego na segunda metade do século XIX, gerada, principalmente, pela industrialização do país. O alto crescimento populacional não foi acompanhado pelo crescimento econômico do País e pela geração de novos empregos, fazendo com que muitos italianos optassem pela vida em outros países principalmente a população rural e mais pobre que tinha dificuldades de sobreviver seja nas pequenas propriedades em que possuía ou onde simplesmente trabalhava, muitos camponeses cansados da miséria, da opressão dos patrões e sobre tudo das taxas sempre mais ásperas impostas no País depois da unificação, decidem deixar de vez tudo o que tinham para tentar uma vida melhor. Os países com destino foram: Brasil, Estados Unidos, Argentina, França, Suíça, entre outros.
Se na Itália as pessoas queriam buscar trabalho e uma vida melhor em outros países, após a Abolição da Escravatura, o governo brasileiro incentivou a entrada de imigrantes europeus em nosso território. Com a necessidade de mão de obra qualificada, para substituir os escravos, milhares de italianos chegaram para trabalhar, cujos principais