A imigração italiana pra o brasil
Em 1850 a Europa era marcada por muitas revoltas liberais internas, modificando a política e a sociedade em que viviam, a Itália tinha poucas estradas para tráfego de mercadorias e pessoas, em muitas regiões havia troca de mercadorias, pois nem sabiam que havia dinheiro. O povo não tinha representantes no congresso, Uma série de doenças e pragas se espalhavam pela Itália, dentre as estatísticas calculava-se cerca de 400.000 mil mortes por ano. Começou a saída de imigrantes em massa da Itália por volta de 1860 e 1865, devido aos fatores mencionados acima.
A imigração pra o Brasil portanto era uma questão de sobrevivência para os italianos, vindo para cá com o desejo de reconstruírem as suas vidas e famílias, era a promessa de uma vida melhor.
Sabendo disso, o Brasil que passava por dificuldades com a escassez de mão de obra, via que levas de italianos eram levados para os Eua, Austrália e outros mais, resolveu começar a levar essa levas para o cá (Brasil). Propaganda do Brasil na Itália
Se tem vestígios de que a primeira viagem de imigrantes italianos em massa para o Brasil foi no dia 03 de janeiro de 1874, por volta das 13 horas, que no dia saíram do porto de Gênova. Chegaram no Brasil dia 21 de fevereiro de 1874, com 386 familias , para as terras de Pietro Tabacchi, em Santa Cruz. Chegada de italianos no porto de Santos (1907)
Durante a viagem muitos imigrantes adoeciam devido as condições precárias de higiene nos navios, eram navios velhos, sujos, com infestação de animais (ratos, baratas) e de doenças, muitos morriam pelo caminho. Ocorrriam naufrágios, era uma situação critica desses imigrantes pela busca de uma vida melhor e justa.
Já no Brasil os imigrantes Dirigiam-se para os estados do Sul ( Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) e do Sudeste (São Paulo, Minas Gerais e Espirito Santo) , aqui eles fundaram pedaços da Itália: Nova Pádua, Nova Vicenza, dentre outras.
Vieram para o Brasil pouco mais de