MEMÓRIA DA IMIGRAÇÃO ITALIANA
Supervisionada
http://www.fsg.br/
MEMÓRIA DA IMIGRAÇÃO ITALIANA
AUTORES: Cristiane Ricco a, David Gamarra Bravo a, Lucas André Marcon a.
Arquitetura e Urbanismo - Faculdade da Serra Gaúcha.
Professor: Paula Nader Rodrigues
Mestrado em Engenharia Civil
Especialização em Especialização em Conservação e Restauração,
Graduação em Arquitetura e
Urbanismo.
Palavras-chave:
Cultura.Filó.Imigração.Italiana.Mora
Resumo
A imigração Italiana vinda da região de Vêneto para o Rio
Grande do Sul trouxe muitos costumes como o Filó e o Jogo de Mora. Os quais estão se perdendo com a vida moderna e o crescimento da cidade. Este artigo tem a finalidade de demonstrar estas tradições muito importantes para o nosso patrimônio histórico cultural, através de pesquisas bibliográficas e pesquisa em campo com entrevistas se mostra a importância e a riqueza cultural dos imigrantes e povoadores da Serra Gaúcha.
1. Introdução
Este artigo é fundamentado na área de conhecimento e na aplicação das ciências humanas com a pauta de patrimônio histórico cultural, o tema surge com uma lembrança da cultura e costumes dos Italianos na região, que vem se perdendo no tempo.
O contexto histórico cultural deste tema acontece na chegada dos imigrantes ao Rio
Grande do Sul na segunda metade do século XIX.
O foco principal deste tema é o resgate de costumes culturais oriundos de diversão e convivência familiar no qual se identifica uma falta de preservação atualmente destas tradições. Identificar as origens de hábitos relevantes para a comunidade e explicar a importância de preservar o legado, descrever os marcos históricos da ocupação étnica italiana no Rio Grande do Sul e sua cultura lúdica, residentes no município de
Caxias do Sul e municípios vizinhos. Será que a cultura destes imigrantes vem se perdendo no decorrer do tempo pela influência da modernidade?
A palavra filó significa, na Itália, o conjunto de trabalhos manuais que podiam
ser