Imigração Brasileira
No século XIX a imigração estava bem acentuada no Brasil, e o maior motivo para imigração era para colonizar as terras brasileiras, e isso aconteceu durante muitos anos e em grandes quantidades de pessoas. No inicio os brasileiros queriam que os estrangeiros viessem para cá para se apossar de terras e virarem proprietários de lotes particulares, mas logo após a lei que aboliu a escravidão de negros, os brasileiros os queriam para mão de obra em, por exemplo, lavouras de café. Mas com o passar do tempo,+/- nos anos 30 (século XX), isso diminuiu bastante e poucas pessoas de fora vieram para o Brasil. E as pessoas que imigraram nesses dois séculos viam da parte da Europa como Alemanha, Suíça entre outros
Já no século XXI a imigração teve uma grande mudança nos seus motivos, agora as pessoas que vêem para cá são de países vizinhos, como: Argentina, Uruguai, Chile, Bolívia etc. Esses imigrantes são enganados por propostas de melhores condições de vida, estrangeiros entram no país ilegalmente e pagando muito caro, não se preocupando por pensar que vão ganhar dinheiro com essas novas oportunidades. Mas ao chegar aqui a realidade muda, principalmente fabricas têxtil e restaurantes admitem essas pessoas, e ai começa a escravidão, horas e horas de trabalho sem descanso, precariedade nos locais de habitação, alimentação péssima e praticamente eles vivem um cárcere privado. E apesar de todo o esforço, esses estrangeiros não são pagos com a desculpa que estão trabalhando para pagar a divida da vinda deles ao Brasil.
Antigamente tudo era menos moderno e a escravidão de imigrantes não era tão acentuada e agora em pleno século XXI, com todo avanço da sociedade e das leis que proíbem esse tipo de trabalho, a escravidão esta em “alta”, e sendo muito difícil de lidar e conter esse crime contra a liberdade do ser humano.