Imagiologia das Glândulas salivares
Imagiologia das Glândulas Salivares
Universidade Fernando Pessoa
Faculdade de Ciências da Saúde
Porto, 2013
Daniel Agostinho Mendes da Costa
Imagiologia das Glândulas Salivares
Universidade Fernando Pessoa
Faculdade de Ciências da Saúde
Porto, 2013
Daniel Agostinho Mendes da Costa
Imagiologia das Glândulas Salivares
Trabalho apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de
Mestre em Medicina Dentária
_______________________________
(Daniel Mendes da Costa)
Resumo
A imagiologia das glândulas salivares apresenta um largo espectro de técnicas de imagem, sendo que cada uma dessas técnicas apresenta indicações diferentes e diferenças na abordagem de cada patologia.
As glândulas salivares apresentam-se como um dos locais com maior incidência de patologias, sendo, de todos, o local com maior variabilidade de patologia tumoral no corpo. Os tumores das glândulas salivares representam cerca de 3% do total de tumores do corpo.
A sialoadenite e a sialolitíase são as patologias inflamatórias mais frequentes; dentro das condições não inflamatórias, a sialoadenose e os mucocelos apresentam-se como os mais prevalente.
Na patologia tumoral, o adenoma pleomórfico e o tumor de Warthin, são os tumores benignos mais prevalentes, ao passo que, o carcinoma mucoepidermóide e carcinoma adenóide cístico são os tumores malignos mais prevalentes.
A ecografia apresenta-se como a técnica de diagnóstico ideal numa primeira avaliação, sendo a ressonância magnética o exame de eleição na avaliação e estadiamento da patologia tumoral.
I
Abstract
The imaging of the salivary glands has a wide spectrum of imaging techniques, each of these techniques has different indication and differences in the approach of each lesion. The salivary glands appear as one of the locations with increased incidence of pathologies, being the place with the greater variability of