Radiação
Radioatividade
São Paulo – 2014
E. E. Hermínia de Andrades P. Neves Professora.
Radioatividade
Isabella Nunes
Orientador (a): Anderson
Trabalho da matéria de física com o intuito de informar sobre a radioatividade nas áreas da medicina, indústria e guerra.
São Paulo – 2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO............................................................................p.1
DESENVOLVIMENTO................................................................p.2
CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................p.11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................p.12
INTRODUÇÃO
Neste trabalho será abordado o tema Radioatividade, onde ela surgiu, como surgiu e como é utilizada na medicina, na indústria e na guerra, e alguns relatos sobre tudo que ela causa, sejam causas maléficas ou benéficas.
1
DESENVOLVIMENTO
Radioatividade (ou radiatividade) é a propriedade de determinados tipos de elementos químicos radioativos emitirem radiações, um fenômeno que acontece de forma natural ou artificial. A radioatividade natural ou espontânea ocorre através dos elementos radioativos encontrados na natureza (na crosta terrestre, atmosfera, etc.). Já a radioatividade artificial ocorre quando há uma transformação nuclear, através da união de átomos ou da fissão nuclear. A fissão nuclear é um processo observado em usinas nucleares ou em bombas atômicas. Alguns átomos como os do urânio, rádio ou tório são instáveis (resultado da combinação de nêutrons e prótons). A liberação de energia radioativa acontece quando há uma transformação do núcleo instável (desintegração