imagem virtual
O livro “Crise e comunicação corporativa” ( Ed. Globo, 2010, p.20-31), do escritor e jornalista Heródo Barbeiro, no capítulo “ Segura Peão “ se referem ao quão grande é o valor de uma imagem da empresa e a forma rápida que ela se propaga pela internet. Eles citam vários exemplos em que nos dias atuais, com os meios de comunicação, tão abrangentes por conta da Internet, praticamente tudo acaba por ser divulgado muito rápido. Assim as situações negativas tendem a ter um foco maior e se propagam com muito mais velocidade do que as situações positivas. A internet trouxe uma nova realidade para as crises corporativas, pois não se sabe se as queixas espalhadas no ambiente virtual tem procedências concretas ou não. Isto trás consequências e prejuízos, mas mesmo assim atualmente muitos administradores não dão importância, já que pensam que isto será esquecido rapidamente.
Hoje é muito importante para uma empresa saber quem são seus Stakeholders para poder agir e se antecipar a uma sociedade que cada vez mais exige transparência em suas ações. Diante disso lideres e liderados são constantemente moldados ante as perspectivas sociais cada vez mais criteriosas em julgar e analisar erros ocorridos ou com grandes chances de ocorrer.
Uma iniciativa sábia por parte das empresas é introduzir em seu quadro de funcionários cada vez mais profissionais graduados ou com foco em graduação que os prepare para o mercado que se atualiza constantemente e com muita velocidade.
Para isso, no entanto é necessário que as empresas invistam em bolsas de estudo para auxiliar na capacitação dos funcionários que já fazem parte de sua equipe, incentivando assim aqueles que têm por meta o curso de graduação.