Ilumismo/Liberalismo
O iluminismo cansou grandes mudanças políticas na época, que é algo que utilizamos até hoje, como um grande exemplo, os três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.
Os iluministas tinham apoio da burguesia, algo que predomina até hoje na sociedade, no sentido de ligação a quem comanda aos três poderes.
Para o grande Iluminista da época, o Montesquieu, o equilíbrio dos três poderes representava que eles teriam que ser: equilibrados, independentes e harmônicos.
Uma das grandes importâncias em saber esse tema na atualidade, é literalmente essas mudanças políticas, porque é algo que predomina até hoje. Ou até mesmo a presença da burguesia, algo que também predomina.
E para minha pessoa, saber como se sucedeu algo importante (como os três poderes) é algo realmente ótimo saber.
Outro valor que o Iluminismo trouxe para a época e predomina até hoje é: o Antropocentrismo. Ou seja, o avanço da ciência e razão. O Iluminismo defendia a Racionalidade, e isso é um traço que até hoje é notado. E o liberalismo, era algo “colado” com o Iluminismo da época, pois John Locke, um dos homens mais notáveis da época, defendia a ideia de liberdade dos cidadãos e condenava o Absolutismo. O liberalismo, novamente prezava a racionalidade, e como o notável nome, também preza: a liberdade de pensamento, política e ecônomica.
2. Problema, comparação com os dias de hoje: - O liberalismo político, como governos eleitos, divisão de três poderes, e constituição é algo não viável a sociedade?
Ao meu ver, esses foram ótimos traço trazido a sociedade. Porém, por outro lado, atualmente não são traços equilibrados na sociedade, o que inicialmente eram pra ser quando surgiram, então isso é um problema o qual não vejo uma solução prévia.
3. Objetivo Geral: Comparar o