illuminismo
ALUNO: simone ferreira dias
ILUMINISMO. Explicite as contribuições da ilustração religiosa na libertação dos pressupostos míticos e mágicos da fé.
Iluminismo é um conceito que sintetiza diversas tradições filosóficas, sociais, políticas, correntes intelectuais e atitudes religiosas. Pode-se falar mesmo em diverso micro iluminismos, diferenciando especificidades temporais, regionais e de matiz religioso, como nos casos de Iluminismo tardio, Iluminismo escocês e Iluminismo católico.
O Iluminismo é, para sintetizar, uma atitude geral de pensamento e de ação. Os iluministas admitiam que os seres humanos estivessem em condição de tornar este mundo um lugar melhor - mediante introspecção, livres exercício das capacidades humanas e do engajamento político-social Iluminismo,
"O Iluminismo representa a saída dos seres humanos de uma tutelagem que estes mesmos se impuseram a si. Tutelados são aqueles que se encontram incapazes de fazer uso da própria razão independentemente da direção de outrem. É-se culpado da própria tutelagem quando esta resulta não de uma deficiência do entendimento, mas da falta de resolução e coragem para se fizer uso do entendimento independentemente da direção de outrem. Sapere aude! Tem coragem para fazer uso da tua própria razão! - esse é o lema do Iluminismo".
O século XVIII foi denominado como Século das Luzes, pois se viu a movimentação de muitos intelectuais e pensadores da época contra as injustiças sociais, a intolerância religiosa e a manutenção de facilidades para os mais abastados e detentores do poder.
Os iluministas, como eram chamados, defendiam o livre comércio independente do
Estado, bem como mais liberdade religiosa, igualdade entre os homens, liberdade de expressão e o direito a voto na escolha de seus governantes. Tudo com o anseio por uma sociedade mais justa e, por conseguinte a felicidade, tudo por meio da razão.
Com o avanço do ânimo