Relacionamento Interpessoal
O convívio das pessoas nas vias públicas envolve uma série de fatores, que quando não observados podem levar a ocorrência de situações indesejáveis. A falta de relacionamentos adequados torna o trânsito violento e propenso a acidentes.
O trânsito é o mais importante ponto de junção dos diversos grupos e indivíduos de uma sociedade. Para disciplinar os relacionamentos desses diversos grupos existem as normas de circulação e conduta que tem por objetivo “assegurar a integridade de seus participantes, onde cada um deve alcançar sua meta sem sofrer dano”.
Por isso, devem-se construir melhores relacionamentos a cada dia no trânsito e entender que neste espaço público ninguém esta sozinho e as leis não foram feitas apenas para os outros e sim para todos.
O INDIVÍDUO NO TRÂNSITO
Cada pessoa é um ser único, diferente de todos os outros. A individualidade é formada a partir da interação entre:
Características herdadas;
Características adquiridas.
Devido essas diferenças as pessoas podem apresentar diferentes reações diante da mesma situação, tais como: Pacíficos ou agressivos, calmos ou agitados. Cada pessoa vê, sente, interpreta e se adapta aos acontecimentos do dia-a-dia de maneira diferente.
Mas, o que é comportamento?
É um conjunto de ações de um indivíduo, ou de um grupo de indivíduos, nas diversas situações da vida.
Esse comportamento é formado por:
Fatores internos também chamados de fatores psicológicos, caracterizam a individualidade de cada ser humano, é o que vem de dentro.
Fatores externos são influências que o meio físico e social exercem sobre o indivíduo (estímulos).
Esses comportamentos são fundamentais para que esse indivíduo conviva com esse grupo social chamado “trânsito”, pois, o condutor, o pedestre, o passageiro, o ciclista e os demais usuários do trânsito precisam de um bom relacionamento.
ALGUNS CONCEITOS IMPORTANTES PARA FACILITAR O ENTENDIMENTO
Indivíduo: pessoa