Oracao
O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu durante o século XVIII na Europa, que defendia o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas) e pregava maior liberdade econômica e política.
Este movimento promoveu mudanças políticas, econômicas e sociais, baseadas nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade.
O Iluminismo tinha o apoio da burguesia, pois os pensadores e os burgueses tinham interesses comuns.
Críticas ao Antigo Regime: Mercantilismo; Absolutismo monárquico; Poder da igreja e as verdades reveladas pela fé.
Principais Concepções ou Características do Iluminismo
Racionalismo – ênfase na razão esclarecida pelas Luzes do Conhecimento.
Naturalismo – crença na perfeição da natureza.
Igualdade perante a lei – a lei não poderia privilegiar alguém com base em seu nascimento ou condição social.
Anticlericalismo – muitos pensadores e filósofos do período eram teístas, acreditavam em um Deus criador, mas eram contra a Igreja (especialmente a Católica), pois esta apoiava o absolutismo e também se colocava acima da razão.
Liberalismo – reconhecimento da liberdade como direito natural do homem. Essa liberdade seria nos níveis econômico, político e intelectual, o que levou os iluministas a condenar o Absolutismo, o Intervencionismo e a intolerância. Porém a liberdade deveria ser limitada pelos valores morais e respeito aos demais.
Despotimo Esclarecido
As ideias liberais do Iluminismo se disseminaram rapidamente pela população. Alguns reis absolutistas, com medo de perder o governo - ou mesmo a cabeça -, passaram a aceitar algumas ideias iluministas.
Estes reis eram denominados Déspotas Esclarecidos, pois tentavam conciliar o jeito de governar absolutista com as ideias de progresso iluministas.
Alguns representantes do Despotismo Esclarecido foram: Frederico II, da Prússia; Catarina II, da Rússia;