Illuminismo kant
Departamento: Ciências Contábeis e Administração
Curso: Ciências Contábeis – Turma XI
Disciplina: Noções Básicas de Filosofia
Prof.: Ms. Ediovan A. Gaboardi
Acadêmico: James Jonatas da Silva
Fichamento “RESPOSTA A PERGUNTA: QUE É ILUMINISMO - (1784)” de Kant
Iluminismo é a saída do homem da sua menoridade de que ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de se servir do entendimento sem a orientação de outrem. Tal menoridade é por culpa própria se a sua causa não reside na falta de entendimento, mas na falta de decisão e de coragem em se servir de si mesmo sem a orientação de outrem. Tens a coragem de te servires de teu próprio entendimento! Eis a palavra de ordem o Iluminismo. (p.
11).
A preguiça e a covardia (menoridade por escolha, já que possui entendimento) são as causas por que os homens em tão grande parte, após a natureza (criança: o entendimento não esta formado) os ter há muito libertado do controle alheio, continuem, no entanto, de boa vontade menores durante toda a vida; e também por que a outros se torna tão fácil assumiremse como seus tutores. (p.11).
É, pois, difícil a cada homem desprender-se da menoridade que para ele se tornou quase uma natureza. Até lhe ganhou amor e é por agora realmente incapaz de se servir de seu próprio entendimento, porque nunca se lhe permitiu fazer uma tal tentativa. Preceitos e fórmulas, instrumento mecânico do uso racional ou, antes, do mau uso de seus dons naturais são os grilhões de uma menoridade perpétua. Mesmo quem dele se soltasse só daria um salto inseguro sobre o mais pequeno fosso, porque não esta habituado a este movimento livre. São, pois, muito poucos apenas os que conseguiram mediante a transformação de seu espírito arrancar-se à menoridade e iniciar então um andamento seguro. (p.12).
Com efeito, sempre haverá alguns que pensam por si, mesmo entre os tutores estabelecidos da grande massa que, após terem arrojado de si o julgo da menoridade, espalharão a