Iluminação automotiva
Muitas pessoas não se dão conta da importância dos faróis automotivos. Além de obrigatório, este equipamento faz parte integral dos itens de segurança de um veículo. Portanto, mantê-los em bom estado e em pleno funcionamento é uma tarefa que deve ser realizada por todos os condutores.
Quando usar:
O Código de Trânsito Brasileiro determina que o motorista deverá acender os faróis baixos à noite. Durante o dia seu uso é obrigatório em algumas situações, em túneis, por exemplo. O farol alto é permitido somente em vias sem iluminação pública, porém, o motorista deverá baixa-lo quando cruzar com outro veículo ou quando segui-lo. As polícias rodoviárias do país incentivam o uso de faróis baixos nas estradas também durante o dia, mesmo sem obrigação em lei.
Um farol bem regulado e de qualidade significa mais segurança.
FAROL DE MILHA
Os faróis de milha possuem um facho de luz mais estreito e ficam direcionados para solo, o que aumenta o alcance da luminosidade. Normalmente são instalados no para-choque ou ao lado dos faróis principais.
Devem ser utilizados somente na estrada, para iluminar melhor o terreno que se está percorrendo. Usá-lo sempre em conjunto com o farol alto, para aumentar o seu alcance.
LANTERNAS
Também conhecidas como faroletes ou luzes de posição. Encontram-se na parte dianteira e traseira do veículo.
As lanternas dianteiras são pequenas luzes, que clareiam a frente do automóvel. Muitas vezes são utilizadas como substituta do farol baixo, o que é um erro - e também uma infração de trânsito. Já as lanternas traseiras tem várias funções, a mais simples é como luz de presença, normalmente de cor vermelha.