LED
O objetivo deste trabalho é fazer uma abordagem sucinta e objetiva sobre LEDs. Desde a sua forma de funcionamento, aplicações, vantagens, benefícios, desvantagens. Apesar de seu funcionamento ser bem simples, é um componente muito importante.
Palavras-chave: Led. Diodo. Polarizado.
1 INTRODUÇÃO
Os LEDs ou diodos emissores de luz tem uma grande aplicação comercial. São alternativas importantes quando se fala de fonte de luz, pois apresentam características ímpares em relação às lâmpadas convencionais. Sua alta eficiência na geração de luz com baixa emissão de calor, sua ausência de substâncias tóxicas, seu volume e massa pequenos e seu longo período de vida útil são características que fazem do LED o ideal substituto das lâmpadas comuns.
2 LED
2.1 Definição
LED (Light Emitting Diode), como diz a tradução é um Diodo emissor de luz. É construído de material semicondutor que quando polarizado diretamente liberta energia sob a forma de fótons.
Transformação esta que é dada de forma diferente da encontrada em qualquer lâmpada convencional, esta transformação é chamada de SSL (Solid state Lighting), enquanto em lâmpadas comuns, a luz é provida por meio de filamentos metálicos, radiação ultravioleta, descarga de gases, entre outras, nos leds a luz é emitida por meio da eletroluminescência em estado sólido.
É um componente bipolar, ou seja, tem um anodo e um catodo, dependendo da forma que for polarizado, permite ou não a passagem de corrente elétrica, e só emite luz caso esteja passando corrente elétrica.
2.2 História
O primeiro LED surgiu em 1962 e foi desenvolvido pelo engenheiro Nick Holoniak Jr. da General Electric, e unicamente na cor vermelha e baixa intensidade luminosa.
Durante vários anos o LED foi utilizado como luz indicadora em rádios, televisores e outros equipamentos, servindo para sinalizar o estado ligado. Alguns anos mais tarde, no fim dos anos 60, foram introduzidos o LED de cor amarela. Já o LED verde começou a ser aplicado apenas por