Leds
JULIANO MACHADO CSUNDERLICK
GUSTAVO PIRES
UILIANS SOUZA CARDOSO
LEDs
ELETRONICA I
CRICIÚMA, NOVEMBRO DE 2011
LEDs
Trabalho apresentado à disciplina de eletrônica I do curso
Automação Industrial da Faculdade SATC
Professor: Eron da Silva
INTRODUÇÃO
O presente trabalho foi elaborado sob condições de esclarecer duvidas sobre LEDs (Light Emission Diodes) ou Diodos Emissores de Luz. Apresentando suas especificações técnicas, tipos de LEDs existentes e exemplificando-os.
O LED é um diodo, um componente eletrônico, o tipo mais simples de semicondutor, sendo é um material que oferece grande dificuldade para conduzir a corrente elétrica. Consiste na emissão de luz em locais e instrumentos onde se torna mais conveniente a sua utilização em vez de uma lâmpada.
DESENVOLVIMENTO
LED’S
O diodo emissor de luz é um tipo especial de junção semicondutora que emite luz quando diretamente polarizada. A sigla LED surgida do termo inglês Light Emitting Diode, é a denominação amplamente utilizada nas referências a esse componente.
A forma adotada para se representar o LED em diagramas de circuito é essa mostrada na Fig.1.
Fig.1 Representação de circuito de um diodo emissor de luz.
LEDs são encapsulados nas mais diversas configurações, algumas das quais estão ilustradas na Fig.2.
Fig.2 Alguns encapsulamentos típicos de LEDs.
O catodo do LED pode ser identificado como sendo o terminal localizado próximo ao corte lateral na base do encapsulamento, conforme indicado na Fig.3.
Fig.3 Identificação do catodo de um tipo comum de LED.
LEDs são largamente utilizados como mostradores luminosos em uma variedade de equipamentos eletro/eletrônicos, em dispositivos de controle remoto, em sensores de alarmes residenciais ou industriais, ou mesmo como fontes de luz em sistemas de comunicações ópticas.
Dentre as características principais do diodo emissor de luz, pode-se