Leds
O led é um componente eletrônico semicondutor, ou seja, um diodo emissor de luz (L D E), a mesma tecnologia utilizada nos computadores, que tem a propriedade de transformar energia elétrica em luz. Essa transformação e feita na matéria, sendo por isso chamado de estado sólido.
O led é componente do tipo bipolar, ou seja, tem um terminal chamado anodo e um outro chamado catodo, que dependendo de como for polarizado, permite ou não a passagem de corrente elétrica, e consequentemente a emissão de luz.
O diodo emissor de luz é usado para a emissão de luz em locais e instrumentos onde torna se mais convenientes a sua utilização no lugar de uma lâmpada. Especialmente utilizado em produtos de microeletrônica, como em sinalizadores, em painéis, cortinas e pistas de leds, utilizado também para formar imagens em televisões, números em relógios digitais e ainda, encontrado em tamanho maiores para alguns modelos de semáforo, entre outras aplicações.
Ele é composto dos terminais anodo e catodo, um encapsulamento que pode ser de resina ou lente plástica, um led chip, um corpo refletor e solda fio de ouro.
O componente mais importante e o chip semicondutor, responsável pela geração de luz. Seus terminais tem a função de conduzir a energia elétrica, e dependendo de como for polarizado pode ou não conduzir.
Os leds estão disponíveis em diversas cores: laranja, amarelo, azul, vermelha e branca, suas cores são definidas pelo material semicondutor ,não pela cor da capsula plástica. Sua vida útil é de até 100 anos, tem baixo consumo de energia, não emite calor, não oferece risco de fogo, explosão ou eletrocussão.
Já deu pra perceber que a lâmpada led, tem muitas vantagens, a única desvantagem comparada às lâmpadas normais, é o preço, mas comparada ao tempo de utilização e a economia de energia é um ótimo custo.