leds
LEDs são diodos especiais que emitem luz quando conectados a uma bateria. Cada LED tem um sanduíche semi-condutor em seu interior. Quando a eletricidade é aplicada, os elétrons apenas fluem para uma direção e pulando de uma camada para a outra do sanduíche atraídos por outra partícula positiva. Quando a partícula negativa e positiva se combina, um quantum de energia é emitido na forma de um fóton de luz. A cor do LED é resultado do material que o LED é feito, tipicamente de elementos como galênio, arsênio e fósforo.
Os LEDs vieram para tomar lugar das lâmpadas incandescentes e atualmente já podem ser vistos em semáforos e outras aplicações.
Os LEDs são mais duráveis, mais brilhosos, não esquentam e consomem menos energia. A luz além de ter mais brilho pode ser branca ao contrário das lâmpadas incandescentes que são amarelas. O melhor é que eles são muitas vezes mais duráveis que lâmpadas incandescentes. Uma lâmpada de semáforo dura cerca de um ano, o LED desde que utilizado dentro dos parâmetros de trabalho, vai durar 10 anos!
O tamanho mais comum no mercado é o LED de 5mm.
Os de 10mm, por ser maior, não implica em maior luminosidade, pois o material que produz a luminosidade é a mesma que no de 5mm.
Vamos mostrar com este texto como utilizar o LED em aplicações automotivas utilizando a fonte de 12 Volts da bateria.
Como ligar um LED?
Led azul ligado a 3 Volts consumindo 18.8mA
O LED tem polaridade, o terminal negativo (chamado de catodo) é a perna mais curta, se ligar invertido ele não acende e se ligar sem resistor numa fonte de tensão acima da suportada, ele vai durar uns 5 segundo e queimar, chegando a cheirar plástico queimado.
A