COMO E ONDE SE UTILIZA O LED
As novas televisões são iluminadas por um arranjo de LEDs. A parte de iluminação é construída por uma matriz bidimensional de LEDs. Os pontos da matriz podem ser identificados digitalmente através de métodos de endereçamento, o que permite a modulação da amplitude de luz, tanto na vertical quanto na horizontal da matriz. A montagem através de uma matriz permite a iluminação diferenciada de uma área, em relação às outras consequentemente o contraste dinâmico (é a relação de amplitude entre zonas claras e escuras) será muito melhor.
Os LEDs proporcionaram uma melhora no mouse. Atualmente, os mouses são óticos. Este tipo de mouse possui um diodo emissor de luz que reflete a luz que vem da superfície para um sensor.
Os LEDs também estão sendo utilizados na sinalização automotiva, tanto interna e externa nos veículos mais atuais e sofisticados. Internamente, os LEDs são usados em painéis. Externamente, os LEDs são usados em faróis (SuperLED) em substituição as lâmpadas de halogênio, conseguindo um desempenho melhor de 38 mcd/m contra 25 mcd/m das lâmpadas de halogênio e também lanternas.
Os semáforos já começaram a usar como fonte de luz os LEDs
Como o LED é pequeno, seu tamanho se compara ao tamanho de uma borracha de lápis, usa-se um conjunto destes pequenos dispositivos que juntos conseguem dar uma uniformidade na iluminação não vista antes com as lâmpadas incandescentes de halogêneo com potência entre 50 e 150 watts.
Na medicina, os LEDs também têm grande