ilhas
Introdução
Falar sobre ética é lembrar os antigos ensinamentos de uma época em que o homem começou a conviver em sociedade e, a partir dessa experiência, passou a estabelecer normas de comportamento e convívio. Dessa convivência dos grupos societários surgiu a ética, cujos valores até hoje permanecem e vão se modificando, sendo questionados e até mesmo banalizados ou esquecidos. A ética, no seu sentido mais abrangente, é um exame dos hábitos da espécie humana e do seu caráter em geral, e envolveria até mesmo uma descrição ou história dos hábitos humanos em sociedades específicas e em diferentes épocas.
Por este papel que a ética desempenha na sociedade, urge a necessidade de ser abordada duma forma clara e objetiva, é nesta sequência que a presente apostila tem em vista tratar da “ética” no concernente ao seu conceito etimológico e não etimológico, o seu objeto de estudo, a sua importância, relação com outras ciências e a sua diferença com a moral.
Como estrutura, o trabalho comporta a introdução, onde faz a apresentação do que o trabalho trata, o desenvolvimento que aborda sobre os itens do trabalho e por fim a conclusão que arrola considerações finais e a respetiva bibliografia.
1. Ética
Ética é a parte da filosofia dedicada aos estudos dos valores morais e princípios ideais do comportamento humano.
Segundo o dicionário da Língua Portuguesa, ética é “o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto” (HOLANDA, 1999, p. 848). 1.1 Ética: etimologia e conceito
A palavra "ética" é derivada do grego e latim: étnos + mos = Ética (Hábitos, costumes, valores).
Segundo CAMARGO (1999:14), a palavra ética surgiu do grego "ethos", sendo traduzida para o latim como "morale", ambas carregando o mesmo significado: conjunto de