Fenomeno de transporte
O Manômetro é mais usados nas medições de pressão de um fluido, líquido ou gás.
Podemos ver na figura abaixo um tipo básico de manômetro. Este tipo pode realizar a medida da pressão de um determinado gás.
Tipo de Manômetro usado para medir a pressão de um fluido
Partindo do princípio do teorema de Stevin, podemos deduzir que a pressão no ponto 1 é igual a pressão no ponto 2, assim temos:
P1 = P2
De acordo com a figura acima, temos:
P1 = Patm + µ.g.h
Então: Pgás = Patm + Phid
Engenheiros hidráulicos fazem uso desse tipo de aparelho. Eles utilizam o manômetro com a finalidade de realizar medidas de diferença de pressão entre pontos de um líquido contido em uma tubulação. Manômetro utilizado para medir a pressão de óleo de uma máquina ou veículo
Manômetro Metálico ou de Bourdon
O tubo de Bourdon é formado por um tubo oval que tende a ficar circular com a aplicação de uma pressão interna. O tubo de Bourdon pode ser curvado em várias formas constituindo o elemento sensor de diversos medidores. Existem configurações na forma de C, helicoidal, espiral e torcida. O medidor de tubo helicoidal que possui a uma vantagem principal sobre a configuração C, ele pode indicar o maior movimento sem o uso de engrenagens.
O medidor tipo tubo de Bourdon é universalmente utilizado na faixa de 0 - 10 psi até 50.000 psi. A faixa baixa depende da capacidade do tubo acionar o ponteiro. Sua precisão depende do processo de fabricação chegando 0,1% ou 0,5% da escala. Alguns desses medidores são ainda incrementados com compensadores térmicos, normalmente uma barra bimetálica integrada ao sistema do ponteiro para minimizar o erro.
Manômetro de Pressão Diferencial
Este tipo construtivo, é adequado para medir a diferença de pressão entre dois pontos quaisquer do processo. É composto de dois tubos de Bourdon dispostos em oposição e interligados por articulações mecânicas.
Este tipo