Iii – ambiente externo: oportunidades e ameaças (swot)
A – AMBIENTE SOCIAL
1) Forças gerais do ambiente
AMEAÇAS
a - Econômica ▪ Crise econômica Em queda em países ditos do primeiro mundo, a Volkswagen anunciou uma queda de 74% em seu lucro líquido no primeiro trimestre deste ano, ante o resultado de 2008. As vendas da marca pelo mundo caíram 10,7%. O motivo, segundo informe da montadora, é a crise econômica mundial, que a afetou “significativamente”. Em baixa na Europa mesmo com a ajuda governamental de muitos países na compra de novos carros, a VW caiu 16% em vendas na região. Nos Estados Unidos, onde a marca vinha muito bem em 2008, o resultado deste ano foi 19,5% inferior ao atingido no ano passado.
“(...) Ela começa com os descontos com os quais os fabricantes em dificuldades esperam reanimar suas vendas. Ao fazê-lo, eles provocam uma queda geral dos preços. E então há os fornecedores. Se uma montadora quebra, a Bosch, Mahle, Conti e outros fornecedores têm um problema. Suas fábricas deixam de operar na capacidade, e fica mais difícil para a VW negociar preços de compra atraentes” (Martin Winterkorn - CEO da Volkswagen. ▪ Baixo custo de produtos de concorrentes entrantes Chineses planejam fábricas no Brasil – com motor bicombustível a previsão e de quatro lançamentos, agressividade nos preços e planos de produzir carros aqui “a curto prazo”. Equipado com ar e direção, para brigar na categoria do Gol e outros populares. Deve ser oferecido por R$ 24 mil e seu nome será escolhido pelos próprios consumidores em uma promoção. Começa com 25 revendas no Sul e Sudeste. Em curto prazo (leia-se três anos), a Chery planeja instalar uma linha de montagem no Brasil. E até o fim de 2010 toda a linha terá motor bicombustível, incluindo o utilitário esportivo Tiggo.
b – Tecnológica ▪ Designer e conforto Os veículos das concorrentes oferecem mais conforto e designer moderno. A VW devera continuar