Separar uma mistura de água salgada e solo
Escola secundária de Cascais
Separar uma mistura de água salgada e solo
27.09.2012
Relatório realizado por:
Afonso Vasconcelos nº1 10ºB
Ana Gomes nº3 10ºB
Carolina Bastos nº9 10ºB
Objectivos:
Com esta actividade prática pretende-se separar os três componentes de uma mistura.
Executar separação de misturas em laboratório recorrendo a processos de separação.
Aumentar a capacidade para trabalhar em grupo e no laboratório.
Introdução teórica
Nesta actividade iremos ter que utilizar dois processos de separação que serão a destilação e a filtração dai se encontrar dividida em duas fases. Destilação simples – Na destilação aproveitamo-nos das diferenças que existem entre os valores das temperaturas de ebulição (T℮) dos componentes da mistura para proceder a sua separação. A ideia é aquecer a mistura até que a substância que tem T℮ mais baixa comece a evaporar. Essa substância no estado gasoso penetra no condensador de Liebig que, como o próprio nome indica, serve para voltar a condensar.
Filtração simples- A filtração e uma técnica que toda a gente conhece. Consiste na passagem da mistura através de um filtro que retém a parte sólida, deixando passar a parte liquida. No laboratório, é costume usar um funil e papel de filtro. A filtração é um processo mais eficaz que a decantação. Pode aplicar-se a todo tipo de misturas que contenham sólidos em suspensão num líquido.
Material:
* Papel de filtro; * Espátula ; * 2 gobelés de 150ml; * Funil de vidro; * Balão de destilação de 500ml; * Manta de aquecimento; * Termómetro; * Condensador de tubo recto (Liebig); * Fonte de água; * 2 Tubos de borracha; * Balão de Erlenmeyer; * Suporte de madeira para o funil; * 3 rolhas; * 3 suportes universais; * 2 garras/ 2 noz; * 1 elevador.
Reagentes:
* Água da torneira; * Sal dissolvido em água; * Terra.
Procedimentos de segurança: