IGUALDADE RACIAL FINAL
ELIANE BRUINI
FÁBIO CESAR
IGUALDADE RACIAL
Trabalho apresentado à disciplina Tópicos Avançados em Análise Social I, do curso Pós Graduação em Gestão de Políticas Públicas e Organizações Sociais, ministrada pelo professor Valmir Mendes.
SÃO PAULO / 2015
SUMÁRIO
IGUALDADE RACIAL 3
INTRODUÇÃO 3
CONCEITOS BÁSICOS 3
NÃO ESTÁ NO SANGUE 7
CIDADANIA 8
À ESCRAVIDÃO NEGRA NO BRASIL: BREVE HISTÓRICO 8
“NÓS SOMOS OS MELHORES” 17
SINTO MUITO, A VAGA JÁ FOI PREENCHIDA 19
ESTATUTO DA IGUALDADE RACIAL 19
CONSIDERAÇÕES FINAIS 20
REFERÊNCIAL BIBLIOGRÁFICO 21
IGUALDADE RACIAL
Estamos sempre buscando uma igualdade e ao mesmo tempo lutando pelas diferenças. Parece tão contraditório, porém o que fizemos ao longo dos anos foi inferiorizar explorar, massacrar pessoas pela cor, condição física e social, gênero, religião entre tantas diferenças que possuímos.
Escravizamos pessoas, usamos de autoritarismo, determinamos uma cultura sobre a outra sem qualquer respeito.
E é sobre esse terreno de exploração, preconceitos sofridos por grande parte da população brasileira desde o período que antecede a abolição perpassando pelo período pós-escravidão, até chegar aos dias atuais é que vamos fazer uma reflexão sobre Igualdade Racial.
INTRODUÇÃO
O Brasil como outros países, vem assistindo nos últimos anos a uma discussão pública crescente sobre questões de: raça, cor, preconceito, discriminação e racismo. .
Trata-se não apenas de reelaborar questões clássicas e recorrentes sobre miscigenação, raça, preconceito, discriminação e racismo de uma nação, mas também refletir sobre o mal que a escravidão causou na nossa formação e o impacto das políticas públicas voltadas para tentar amenizar esse período degradante e nefasto. Os novos tempos trazem novos desafios e acabam por exigir novas posturas mais éticas. Aqui vamos fazer uma pausa para apontarmos alguns conceitos básicos e também trazermos dados históricos para que