Discriminação Racial
Licenciatura em Educação Física
Resumo: O presente texto tem por finalidade fazer um breve estudo sobre a discriminação racial no Brasil. O ato de discriminar inflige os Direitos Humanos e os princípios do indivíduo. A intolerância é o que impulsiona a pratica do racismo, devendo ser fortemente combatida. A educação é o fator que controla um país civilizado e assim combate a discriminação e aprende realmente o que é humanidade.
Palavras-chave: Discriminação Racial, Direitos Humanos, Humanidade.
Introdução
Sabe-se que a discriminação racial vem desde a época dos escravos, onde eles eram separados dos brancos e excluídos da sociedade. Embora nenhuma política de segregação tenha sido imposta após o fim da escravidão, os ex-escravos tornaram-se de certa forma marginalizados. A discriminação não era algo raro, mas com o tempo isso se modificou e foi criada uma lei articulando que a prática do racismo é crime. O art. 20, caput, da Lei de Discriminação Racial prevê pena de reclusão de 1 a 3 anos e multa àquele que “praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”.
O preconceito não se trata de uma teoria científica, mas de um conjunto de opiniões resultantes de pensamentos culturais trazidos de antigamente. Apesar de estarmos em pleno século XXI, ainda existem pessoas adeptas a essa concepção. Todas as pessoas são iguais perante a lei e tem os mesmos direitos econômicos, sociais e culturais, mas infelizmente ainda existem pessoas que não tem essa compreensão e agem de forma irracional diante de determinadas situações.
O maior problema da discriminação é reconhecer a sua presença em determinado ato. Quem sofre o constrangimento e a humilhação de ser diminuído em razão de sua cor, compreende o claro conceito de discriminação racial. A prática da discriminação pode ocorrer no ambiente de trabalho, na escola ou em locais públicos. Por isso deve ser analisada sob aspectos