iguais na diferença
De acordo com tempo parece que pensamos muito menos nessa questão de sermos todos iguais. Seja em qualquer lugar que estejamos nós podemos ver alguma cena clara de preconceito, seja ela de raça, cor, classe social, credo ou religião. Preconceito não está mais relacionado a termos um conceito antes de conhecermos algo ou alguém, mas sim daquilo que achamos diferente.
A discriminação mostra, claramente, que não suportamos as diferenças. Aquilo que se destaca no meio de muitos é visto com outros olhos, muitas das vezes, reprovadores. . Isso acontece porque vivemos sobre padrões idealizados que formam a sociedade, e aquilo que foge deles é diferente para nós. Esquecemos que as diferenças que tornam iguais, e não sermos todos cópias uns dos outros.
Os problemas citados nos levam a outro bem grave: a intolerância. Não conseguimos suportar as divergências que nos igualam e isso leva a cometermos atitudes impensadas e preconceituosas que, por algumas vezes, podem desrespeitar os direitos humanos. Aquilo que é diferente nos incomoda, nos intriga e existem aqueles que não conseguem se conformar com essa realidade que acabam gerando conflitos.
O que devemos fazer é implantar e fixar a ideia de que, sim, somos todos iguais, na nossa mente. É todo esse conjunto de diferenças que nos envolta que nos torna iguais. As diferenças são algo que temos em comum. Temos que aprender a conviver com isso, pois sempre fará parte de nossas vidas. Tolerar e respeitar aquele que não compartilha a mesma opinião, pensamento ou atitudes que nós é saber respeitar as diferenças!