idosos
Programa Atividade da Vida Diária, desenvolvido nos Curados, proporciona um envelhecimento com mais saúde e alegria na Regional 3
Um projeto desenvolvido pela terapeuta ocupacional Daniella Karla, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), da Regional 3, vem proporcionando uma melhor qualidade de vida aos idosos dos Curados, além de garantir uma maior convivência entre eles. Trata-se do programa Atividade da Vida Diária (AVD), que promove ações de prevenção contra doenças e as próprias limitações do envelhecimento.
"O envelhecimento vai limitando os idosos, impedindo-os de realizarem as suas atividades diárias”, ressalta Daniella Karla, reforçando que, por isso mesmo, é importante que todos comecem a participar das atividades, em nome da prevenção e por uma melhor saúde. O projeto já existe há oito anos na Regional 3, com cerca de 70 participantes. Qualquer idoso pode participar, desde que seja acompanhado pelo médico da Unidade de Saúde da Família (USF). As reuniões acontecem às quartas-feiras, às 7h30, na associação do Curado 2 e 3, e às 9h, no salão da Igreja Católica, na Avenida 1, Curado 4. Já no Curado 1, as reuniões acontecem às segundas, às 9h.
As reuniões ocorrem, sempre, em clima de alegria e descontração. Para Iolanda Ribeiro de Oliveira, 68, aposentada que participa há dois anos do grupo dos Curados 2 e 3, sua saúde melhorou bastante. “Tenho problemas no joelho esquerdo e de labirintite, e depois que comecei a fazer os exercícios, melhorei muito”, comentou. Já Maria José de Albuquerque, 69, do Curado 4, destaca que o programa lhe proporciona momentos de alegria e muitas amizades novas.
"Quando comecei tinha depressão, e graças às atividades estou bem melhor, fiz amizades e estou feliz. Acho que todos os bairros deveriam ter este tipo de programa, especialmente para os idosos”, elogiou a também aposentada Maria Albuquerque.
Durante as atividades, os participantes trabalham a coordenação motora,