idosos
IDOSO
Trabalho apresentado ao Curso (nome do curso) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Nome da Disciplina].
Prof.
Cidade
Ano de entrega
INTRODUÇÃO
A família sempre foi o lugar do encontro entre diferentes gerações, ora prevalecendo à cooperação, ora o conflito. Nas últimas décadas, as novas gerações divergem das anteriores quanto às metas perseguidas, aos valores respeitados e aos critérios para discernir o que vale ou o que deve ser descartado.
O contexto que segue abaixo descreve as diversas maneiras de conceituar “família” onde as novas gerações experimentam, muitas vezes, uma distância e uma estranheza com relação a este contexto.
A ANÁLISE DA FAMÍLIA E IMPACTO NA CONTEMPORANEIDADE
. A família contemporânea é inovadora, democrática e igualitária. Os diversos modelos de família que hoje existem possuem seus relacionamentos baseados na igualdade, solidariedade, afetividade e liberdade. Os membros da família precisam sentir-se seguros e protegidos, bem como precisam sentir-se encorajados a exercerem sua independência. E hoje, na contemporaneidade, apesar de muitos proclamarem o fim próximo da família, a mesma parece apresentar-se mais “viva” que nunca, assumindo diferentes formas, diferentes estruturas: famílias recasadas, monoparentais, homosexuais, chefiadas por avós, parecendo esta cada vez mais distante, a existência de um modelo centralizador.
As últimas décadas têm sido marcadas por grandes transformações, principalmente no modo de vida das pessoas. A globalização, os avanços tecnológicos e a revolução na maneira de o ser humano relacionar-se são apenas alguns exemplos desses eventos em nossa forma de viver. A família, que exerce grande influência no modo de ser e agir do indivíduo, não está livre dessas mudanças. Não podemos falar de família, mas sim de “famílias” a fim de