idosos
ESSA MELHORA NA QUALIDADE TEM MOTIVADO A BUSCA DE VÁRIOS SEGMENTOS, ENTRE ELES A APRENDIZAGEM ESCOLAR QUE NO IDOSO ACONTECE DE FORMA CONCRETA E PROJETOS ESPECÍFICOS, ASSIM COMO DAS CRIANÇAS.
APESAR DE ALGUMAS IMPLICAÇÕES COMO (LOCOMOÇÃO, VISÃO, ORDEM MOTORA, DIMINUIÇÃO DA CAPACIDADE COGNITIVA, O IDOS NÃO PODE SER PRIVADO DA EDUCAÇÃO UMA VEZ QUE ELA AJUDA NO COMBATE AO PRECONCEITO AO NALFABETISMO E AUXILIA NA CONTINUIDADE DA VIDA).
ASSIM, PARA QUE HAJA ÊXITO NA EDUCAÇÃO DO IDOSO É NECESSÁRIO AFDEQUAR CURRÍCULOS METODOLOGIA, O MATERIAL DIDÁTICO E PROGRAMAS EDUCACIONAIS A ELES DESTINADOS (ESTATUTO DO IDOSO – ART 21).
A FORMAÇÃO TAMBÉM DEVE SER REPENSADA, DEIXAR O TRADICIONALISMO DE QUE O IDOSO QUE INGRESSA NA EJA É UM ALUNO PASSIVO E QUE ELE PRÓPRIO SINTA-SE ASSIM, PARA ISSO É IMPORTANTE QUE O PRÓPRIO IDOSO ROMPA COM ESSA IDEIA DE QUE SU APRENDIZAGEM DEPENDE SÓ DA ESCOLA.
PARA ISSO O PROFESSOR DEVE DESAFIAR O IDOSO A CONSTRUIR SUA PRÓPRIA FORMA DE APRENDIZAGEM, A FIM DE SE TORNAREM SUJEITOS ATIVOS NO PROCESSO EDUCACIONAL (DIRETRIZES CURRICULARES). RESPEITANDO A APRENDIZAGEM DO IDOSO QUE É CONSIDERADA DIFERENTE DO JOVEM. SEU RITMO PRECISA SER RESPEITADO OS IDOSOS TERÃO ÊXITOS E SERÃO CAPAZES DE ADQUIRIR E ADEQUAR-SE AS NOVAS CONDIÇÕES E CONHECIMENTOS A ELES APRESENTADOS.
TUDO O QUE FALAMOS AQUI NÃO ESTÁ DISTANTE DA REALIDADE, JÁ ESTÁ ACONTECENDO CADA VEZ MAIS A PARTICIPAÇÃO DOS IDOSOS NA SOCIEDADE E A MESMA TEM DEMONSTRADO AVANÇOS A ESSE RESPEITO.
ASSIM, POR MEIO DESTE ESTUDO, PERCEBEMOS QUE A VELHICE NÃO É MAIS MOTIVO DE ‘PARAR’, OU PENSAR QUE QUE A IDADE E A APOSENTADORIA É DESCULPA PARA FICAR EM CASA ESPERANDO A MORTE CHEGAR. PELO CONTRÁRIO, AS PESSOAS DEVEM MANTER SE ATIVAS E PRODUTIVAS, BUSCANDO A APRENDER SEMPRE E ADQUIRIR NOVOS