Idoso
A disciplina de Microbiologia Médica tem por objectivo principal, o conhecimento básico da etiologia e da patogenia das grandes sindromas causados por bactérias, virus, fungos e parasitas, bem como do seu estudo laboratorial, controlo terapêutico e prevenção. O programa procura transmitir conhecimentos gerais sobre a biologia e mecanismos de agressão desses agentes e sobre a epidemiologia, manifestações clínicas, métodos de diagnóstico laboratorial, noções de tratamento, e profilaxia das doenças que causam no homem. Ênfase especial será colocado na avaliação interpretativa das manifestações clínicas e dos dados laboratoriais para o estabelecimento do diagnóstico, incentivando a aquisição de capacidades dos alunos para orientar, interpretar as diferentes vertentes do diagnóstico microbiológico das doenças.
a abordagem dos grandes quadros de doença causados por microrganismos essencialmente síndromas infecciosos, transmitindo, de forma integrada, conhecimentos específicos sobre a biologia dos diversos agentes, os seus mecanismos de patogenicidade face aos mecanismos de defesa do hospedeiro, no contexto orgão / sistema afectado, estabelecendo critérios para o uso das técnicas de diagnóstico laboratorial em cada situação, princípios gerais de tratamento e prevenção das doenças infecciosas.
uma visão ampla das técnicas actuais do diagnóstico microbiológico e da sua utilização, com referência ao seu valor, e às suas limitações no contexto dos diversos quadros clínicos. Numa primeira fase procura enquadrar, na área de aplicação à microbiologia médica, os conhecimentos adquiridos na disciplina de Microbiologia Geral (ex.microscópico, estudo cultural, detecção de antigénios e anticorpos, testes de susceptibilidade etc. ) para numa segunda fase estudar a sua aplicação no diagnóstico dos diversos quadros de doenças infecciosas, avaliando as suas vantagens e limitações.
Classificação dos Fungos
Trata-se de um grupo muito antigo