Idoso
De onde surgiu a preocupação com o tema Cultura?
Nasce na Europa toda a construção científica, por isso a reflexão teórico-científica sobre a humanidade vem do homem europeu e da sociedade europeia.
*A ciência humana e social vem da Europa.
Ao conquistar os continentes (África, América, Austrália) o homem europeu entra em contato com outros povos até então desconhecidos, diferentes e parecidos, trazendo um questionamento: - serão seres humanos? Embora tivessem características comuns aos seres humanos, mas se diferenciavam, ora humano ora não, sem ou com alma, bom ou mal selvagem, com inteligência limitada eram iludidos pela magia precisando por isso tudo ser civilizados pela cultura europeia, que pelo movimento pré cientifico dominou a diversidade cultural (sec. XVIII) já que se julgavam superiores.
No sec. XIX os antropólogos estudavam as culturas exótica a fim de conhecer costumes, hábitos, formas de ver o mundo (cosmo visão) só que a pesquisa feita era sem contato com o objeto de pesquisa, por isso eram considerados de “antropólogos de gabinete”, já que suas teorias eram desenvolvidas apenas analisando registros e matérias trazidos por viajantes comuns enviados a conviver com essas tribos.
Este método de pesquisa foi questionado, pois não poderia avaliar algo que não se viu, adotou- se então a prática ETNOGRÁFICA e esta tornou- se o método característico da Antropologia usada até os dias hoje, o próprio antropólogo e pesquisador vai a campo, convive com o grupo, vivencia a cultura diferente no dia a dia, registra a vivencia e retorna para sua própria cultura para finalizar seu trabalho de escrita.
- Não é fácil vivenciar uma cultura diferente da nossa, geralmente tendemos a considerar nossa cultura como norma, considerando tudo aquilo que é diferente seja errado ou anormal, a este comportamento chamamos ETNOCENTRISMO. Rocha (1984), Everardo – O que é etnocentrismo? - nos chama atenção para a questão do choque