idoso
Camila Mauricio, Isabela Costa, Lílian Bernardino, Marina Senra, Monique, Rodrigo Aroeira, Samuel Amorim, Suely Andrade, Thalita Cristina.
Relatório
Idoso
Belo Horizonte
2013
O aumento do número de idosos na população é um fenômeno mundial que deve ser levado a sério. A sociedade está envelhecendo e devemos estar preparados para isso. Temos que dar atenção e carinho para essas pessoas que tanto podem nos ensinar, valorizar os idosos ao nosso redor.
A vida de um ser humano é dividida em etapas. Trata-se de um processo contínuo e isso começa a partir do nascimento. Com o passar do tempo, vamos adquirindo experiências, valores importantes e maturidade. A última etapa de nossas vidas é a conhecida velhice.
Dependendo da pessoa, a velhice pode ser encarada como algo natural da vida, com certos benefícios, ou como algo indesejável, que não traz consigo nada de bom. Todavia, há uma verdade a ser ressaltada: a velhice é inevitável. Portanto, todos haveremos de passar por esta fase da vida, se obviamente chegarmos lá.
A maioria dos idosos passa por grandes dificuldades, tais como: abandono por parte da família maus tratos, impossibilidade de acesso à saúde e até mesmo preconceito. Os direitos dos idosos deveriam ser respeitados, mas a realidade demonstra algo diferente. A mídia expõe frequentemente casos envolvendo idosos, onde esses [em que idosos] são espancados, menosprezados, e outros são [ou] simplesmente rejeitados por seus próprios filhos, que afirmam que seus pais se tornaram um peso na vida deles. De fato, a valorização aos idosos deve começar em seus próprios lares, ou seja, em suas respectivas famílias. O idoso deve ser amado, compreendido e respeitado.
O idoso tem muito a oferecer à sociedade e aos mais jovens, pois é uma pessoa que adquiriu ao longo de sua vida muitas experiências e sabedoria. Certamente temos muito o quê [que] aprender