idoso
Devido a situação de vulnerabilidade social das famílias, é essencial a continuidade do trabalho social, com o intuito da manutenção do empreendimento, garantindo à estas famílias o direito de uma moradia digna. Trata-se de um grande desafio. A Política Pública de habitação de interesse social está sendo estruturada, num caminho sem volta. A importância do trabalho social é fundamental para garantir a consolidação desta política, sendo considerada contrapartida obrigatória nos projetos de habitação de interesse social.
.
A indicação dos assentamentos a ser incluídos na demanda fechada (moradores de favela) do Programa Minha Casa Minha Vida é de atribuição do Conselho Municipal de Moradia Popular, que através do PLHIS, estuda, avalia e delibera as situações de risco ambiental e em consequência elenca os assentamentos em situação precária.
As famílias são preparadas para esta mudança. É oferecido oportunidades, onde alguns estão preparados, outros não. É desenvolvido um trabalho social do pré-ocupação, realizado através de reuniões sócio educativas, com temas voltados a questão da transformação de vida para estas pessoas, acarretadas pelo atendimento em programas habitacionais, como: convivência em condomínio, pagamento de prestações e taxas, regras de convivência, geração de renda e emprego, educação ambiental (higiene, saúde e doenças; uso racional de água, e energia elétrica; preservação ambiental e manejo de resíduos sólidos) orçamento familiar, preservação patrimonial, etc. Todo este trabalho de caráter informativo e educativo tem o objetivo de favorecer a organização da população, na perspectiva de contribuir com a melhoria da qualidade de vida das famílias e a