Idoso
Introdução
Nestes primeiros anos do século XXI é possível identificar efetivas alterações no mercado. Alguns fatores estão promovendo importantes mudanças no comportamento dos consumidores idosos, as modificações nas características demográficas, a composição familiar, os avanços da tecnologia, o estilo de vida, entre outros.
A população idosa cresce a cada ano com mais expectativa de aproveitar a vida de maneira saudável e produtiva. O é um processo universal, de maturidade fisiológica do corpo humano, porem, suas características variam de indivíduo para indivíduo, mesmo que exposto as mesmas variações ambientais. São consumidores com necessidades e desejos a serem satisfeitos com novos produtos e serviços.
Certamente muito há que ser estudado para se compreender melhor as relações de consumo e o que pode influenciá-las e determiná-las em nosso ambiente. Vários centros de pesquisa têm demonstrado interesse em compreender determinados aspectos específicos do macro-ambiente em que ocorrem. Este é o caso de diagnósticos na área das ciências da comunicação, em que se privilegiam as pesquisas sobre propaganda e suas influências nos hábitos de consumo.
Ao compreender o modo de vida das pessoas da mesma faixa etária, como no caso da 3ª idade, enquanto sujeitos transformadores que compartilham um conjunto de valores e experiências culturais, este estudo pretende afirmar que é possível proporcionar a estes consumidores a qualidade de vida a que tem direto.
O Crescimento dos Idosos
• Mundo terá 1,3 bilhões de idosos até 2040
O envelhecimento populacional deve pressionar os custos de previdência e saúde, obrigando a profundos aumentos nos gastos públicos, o que pode desacelerar o crescimento econômico tanto nos países ricos quanto nos pobres.
Em meados de 2008, o