Ideologia
Ideologia e Direito
Sumário
Introdução 4 O que é Ideologia? 5 Ideologia e Direito 9 Tipos de Ideologias 11 Ideologia Socialista 11 Socialismo Utópico 12 Socialismo Científico 12 Ideologia Fascista 14 Principais características e ideias do Fascismo 14 Totalitarismo 14 Nacionalismo 14 Militarismo 15 O Fascismo na Atualidade 15 Ideologia Comunista 16 Ideologia Capitalista 17 Primeira Fase: Capitalismo Comercial ou Pré-Capitalismo 17 Segunda Fase: Capitalismo Industrial 17 Terceira Fase: Capitalismo Monopolista-Financeiro 18 Ideologia Anarquista 19 Conclusão 20 BIBLIOGRAFIA 21
Introdução
Durante a história da Filosofia, muitos foram os autores que trabalharam com a noção de Ideia como sendo à base do pensamento e do conhecimento. Assim, Platão pensava como Parmênides, que acreditava que tudo que o que existe sempre existiu para ele nada podia surgir do nada, e nada que existe pode se transformar, sabia das constantes transformações da natureza, mas não conseguia harmonizar com aquilo que sua razão dizia. Ele dizia que os sentidos nos fornecem uma visão enganosa mundo; uma visão que não está em conformidade com o que nos diz a razão. Mais tarde, já na Renascença, Descartes compreendeu de que a razão era o único meio de chegar a um conhecimento seguro. Já Kant entendia por ideia tudo aquilo que a Razão poderia pensar, mas jamais conhecer, como Deus, Alma e Mundo. Para Hegel a história é a única e longa cadeia de pensamentos, cujos elos não se unem por acaso, mas segundo determinadas regras.
No entanto, para Karl Marx, ideias são valores que os homens criam segundo as suas condições materiais de existência. E esses valores são criados com um fim bem específico, que não é o de explicar a realidade, mas manter o status da propriedade privada e dos donos dos meios de produção. Daí deriva a noção de Ideologia.
A ideologia é, portanto, uma forma de produção do imaginário social que corresponde