Ideologia
Júlia F. Tavares Duarte
Cynthia V. Queiroz
Filosofia
Goiânia
2014
Colégio Jesus Maria José
Filosofia
Trabalho referente à disciplina de filosofia do 9º ano do Colégio Jesus Maria José. Orientado professor Junior; realizado pelas alunas Cynthia V. Queiroz e Júlia F. Tavares Duarte.
Goiânia
2014
Sumário
Introdução.................................4
Desenvolvimento.......................5
Anexos.......................................17
Conclusão...................................18
Bibliografia.................................19
Introdução
Neste trabalho vou falar sobre os conceitos de ideologia, falsa consciência,alienação, autonomia e trabalho alienado sobre o olhar de Karl Marx.
Desenvolvimento
Para entender o pensamento de Karl Marx, propomos que antes tracemos o significado de uma palavra a ele fortemente associada: ideologia. Ideologia é uma palavra de múltiplos significados, contudo, nos limitaremos a tratá-la enquanto um conjunto de ideias que procura ocultar a sua própria origem nos interesses sociais de um grupo particular da sociedade. Esse é o conceito utilizado por Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895).
O conceito de ideologia aparece em Marx como equivalente de ilusão, falsa consciência, concepção idealista na qual a realidade é invertida e as ideias aparecem como motor da vida real. No marxismo posterior a Marx, sobretudo na obra de Lênin, ganha um outro sentido, bastante diferente: ideologia é qualquer concepção da realidade social ou política, vinculada aos interesses de certas classes sociais particulares.
Através da ideologia, são construídos (produzidos) imaginários e lógicas de identificação social cuja função seria escamotear o conflito (entre as classes sociais), dissimular