ideologia
O termo ideologia criado por Destutt de Tracy, para designar uma “ciência das ideias”. Porém, foi com Marx e Engels que se viu necessário de levar em conta o conhecimento ilusório, o qual mascara os conflitos sociais. Na visão de Marx, a ideologia tem sentido negativo, pois é um instrumento de dominação de uma classe sobre outra.
O operário ao vender sua força de trabalho, não decide mais nada, quando o produto do seu trabalho deixa de lhe pertencer. E o motivo pelo qual os operários não reagem a isso, segundo Marx, é devido à ideologia que impede a tomada de consciência da alienação. A ideologia para Marx é o conjunto de representações, ideias e normas de conduta, por meio das quais o indivíduo é levado a pensar, sentir e agir da maneira que a classe que detém o poder quiser. A ideologia não é nenhuma mentira que a classe dominante inventa, pois eles mesmos acreditam nessa ideologia e na verdade dessas ideias. A algumas características da ideologia, um discurso ideológico naturaliza, universaliza, é abstrato, lacunar e faz uma análise invertida da realidade e separa o pensar do agir.
A ideologia normalmente é veiculada nas historias em quadrinhos, que tanto podem ser criativos como alienantes. Podem escamotear os conflitos, levar a passividade politica, na maioria dos enredos mostra uma sociedade una e harmônica. Enquanto tem quadrinhos como da Mafalda, que mostram a realidade com humor. Outro método da ideologia ser veiculada é pela publicidade e mídia.
Há o discurso não ideológico. Que identifica as distorções e procura demonstrar como elas foram produzidas historicamente. “Vimos que o discurso ideológico naturaliza, universaliza, é abstrato e lacunas, faz uma analise invertida da realidade e separa o pensar do agir.”
O conceito de Marx de ideologia é o