Ideologia
Ideologia, no sentido marxista do termo, significa um conjunto de representações e idéias, assim como também normas de conduta que norteiam o indivíduo em sua forma de pensar, sentir, agir. Essas regras e normas seriam ditadas pela classe dominante sobre os dominados.
Nesse sentido, isso é ruim? Certamente. Segundo Marx, seria uma espécie de véu que daria a impressão de que tudo no mundo se apresenta de forma harmoniosa e una, o que na verdade é falso.
Além desse sentido que atribuiria a ideologia poderes de inversão de idéias, abstração, universalização de situações singulares e naturalização de valores que não nos pertencem, a ideologia, como um conjunto de idéias de um determinado grupo social, político, religioso, pode ser, de sua forma, também positiva.
Nossos alunos do primeiro ano do Ensino Médio e os do primeiro ano do Curso Normal de Formação de Professores apresentaram, ao fim da primeira etapa pedagógica deste ano, um excelente trabalho baseado na reflexão e desconstrução das ideologias passadas pela mídia em seus programas televisivos.
Pôde-se compreender a mensagem que cada programa tenta passar, a que público ele atinge com mais freqüência e quais são os grupos sociais e problemáticas da vida cotidiana de que eles tratam.
Não queremos nossos jovens de braços cruzados assistindo o país naufragar em valores vãos e sem saber o que fazer ou sem ter forças para lutar, ficando “em cima do muro”, como diz a música de Cazuza. Nosso jovem não iria mudar o mundo. Nosso jovem mudará.
Com base nos valores sólidos cristãos é que desenvolvemos nosso trabalho e nossa reflexão, para que de olhos abertos eles estejam preparados para enfrentar um mundo cruel. Com consciência e alicerçados em uma educação de base, nossos