Pedagogia
A Pedagogia é a ciência ou disciplina, cujo objetivo é a reflexão, ordenação, a sistematização e a crítica do processo educativo. A palavra pedagogia tem origem na Grécia antiga: paidós (criança) e agogé (condução). O pedagogo era escravo que conduzia as crianças.
2 – Faça um histórico do curso de pedagogia no Brasil.
A criação do curso de Pedagogia no Brasil foi consequência da preocupação com a formação de docentes para o curso normal. Surgiu através do Decreto Lei n.º 1.190 de 1939. Aos que concluíssem o bacharelado, seria conferido o diploma de bacharel em Pedagogia, ou Técnico em Educação, e quando concluído o curso de Didática, o de licenciado para atuar como professor da do Escola Normal caracterizando esta forma de organização como o esquema 3+1, seguindo o padrão federal universitário. Esta organização curricular era baseada na separação bacharelado- licenciatura, causando a dicotomia entre dois elementos componentes do processo pedagógico: o conteúdo e o método, a teoria e a prática. Com o bacharelado, o pedagogo tinha o direito de ocupar cargo de técnico de educação no Ministério de Educação, campo profissional muito impreciso quanto às suas funções. Com a licenciatura, o curso normal se constitui como a seu principal local de trabalho, embora não exclusivo deste profissional, pois o diploma de ensino superior bastava para lecionar no curso normal, critério estabelecido pela Lei Orgânica do Ensino Normal.
3 – Pense e analise: O que o pedagogo precisa saber para ser um profissional competente?
Exercer a liderança do sistema educacional, seja na gestão do ensino, na supervisão ou na coordenação pedagógica, saber promover a integração das competências de todos, contribuindo para o crescimento e a profissionalização dos educadores, despertando, em cada profissional, o desejo de atuar de forma diferente, conferir