Ideologia
Marx [Karl Heinrich Marx, intelectual e revolucionário alemão], (fonte wikipédia) afirma que a consciência humana é sempre social e histórica, isto é, determinada pelas condições concretas de nossa existência.
O surgimento do conceito de ideologia foi marcado pela realidade política e social do século XIX francês, e procurava responder aos problemas apresentados pelo momento. Desta forma podemos afirmar, preliminarmente, que a ideologia era uma forma de representação de mundo vinculada com a realidade, pois era moldada a partir das relações sociais e do processo histórico de cada sociedade.
A ideologia é um fenômeno histórico-social decorrente do modo de produção econômico.
À medida que, numa formação social, uma forma determinada da divisão social se estabiliza se fixa e se repete, cada indivíduo passa a ter uma atividade determinada e exclusiva, que lhe é atribuída pelo conjunto das relações sociais, pelo estágio das forças produtivas e pela forma da propriedade.
Como podemos ver, a ideologia tem seus vários significados, sendo modificado o seu conceito a cada vez que é mudado o contexto em que ela é empregada.
Ideologia é um termo que possui diferentes significados e duas concepções: a neutra e a crítica. No senso comum o termo ideologia é sinônimo ao termo ideário, contendo o sentido neutro de conjunto de ideias, de pensamentos, de doutrinas ou de visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas. Para autores que utilizam o termo sob uma concepção crítica. Para alguns, como Karl Marx, a ideologia age mascarando a realidade. Os pensadores adeptos da