Ideologia alemã
A obra de Marx e Engels; “A ideologia Alemã”, expõe o inicio e os princípios do materialismo histórico e do socialismo cientifico. O Materialismo histórico se destacou por contestar modos de pensamento já difundidos na época, como o discurso hegeliano, a filosofia e a religião.
Em “A ideologia Alemã” o homem é o responsável por sua historia (tempo vazio preenchido pelo desenvolvimento das ideias), o conhecimento verdadeiro acontece na terra e não nos céus e apenas esse conhecimento pode libertar a sociedade das amarras da ignorância e da ilusão. Para melhor entender a historia, dividiram em quatro principais momentos, sendo eles:
1° momento: “Suprir suas necessidades” - O homem é um ser carente e deve suprir suas necessidades para continuar vivo, como: fome, abrigo, proteção, vestimentas e etc. esse suprimento não aparece como algo extintivo e sim social (cada grupo decide como suprir suas necessidades). Com a satisfação dessas necessidades básicas, indiretamente, o homem começa a produzir bens materiais.
2° momento: “Criar novas necessidades” – À medida que as necessidades são supridas criam-se novas e diferentes necessidades, que acabam também se tornando essenciais. Demonstrando mais uma vez que a forma de responder as necessidades biológicas é social.
3°momento: “Reprodução da vida”- Os homens vão reproduzir a própria vida. Para dar continuidade a historia e para atender a demanda da sociedade, os homens terão filhos que se tornaram mão de obra e fonte de renda para a família.
4°momento: “Criação de relações de cooperação” – Para suprir as necessidades da sociedade começa o intercambio entre os indivíduos de mercadorias e produtos.
Para Marx e Engels é passada de geração em geração, onde a nova geração pega as informações deixadas pela geração precedente e a atualizam. Deixando claro que ninguém parte do nada, apenas pegamos algo produzido e reproduzimos.
Concluem que o homem é um ser consciente. Mas classificam a consciência como